terça-feira, julho 23, 2013

O multimedia R.A. The Rugged Man lança Legends Never Die…


Richard Andrew Thorburn, mais popular pelo nome artístico “R.A. The Rugged Man” e também atendido pelo nome “Crustified Dibbs”, é um rapper de Suffolk County, Long Island, Nova York e lançou recentemente “Legends Never Die” (Lendas Nunca Morrem), quarto álbum e o segundo comercializado em sua carreira...

Sua história no rap se inicia aos 12 anos de idade, quando R.A. passou a demonstrar em sua vizinhança suas habilidades líricas... Trafegando na contramão do que convencionalmente se conhece em relação ao perfil de um rapper, R.A. traz em seu estilo crítico o bom humor para tratar de assuntos polêmicos de seu país, relembrando artistas como Beastie Boys. Uma prova real de seu comportamento, considerado infame e inadequado, foi quando o rapper assinou aos 18 anos de idade seu primeiro grande contrato com a Jive Records, que lhe propôs um trabalho mais pop, prontamente negado por R.A., fato que resultou no congelamento de Night of the Bloody Apesem 1994.  

Em meados da década de 1990, R.A. assina com Priority Records / EMI, migrando seu contrato posteriormente pela Capitol Records. Mesmo assim, R.A. optou por produzir seus trabalhos de forma independente no início de 2000. 

Seu currículo se estende em participações inusitadas ao lado de nomes como Notorious BIG, Mobb Deep, Chuck D, Jedi Mind Tricks, Tech N9ne, Hopsin, Talib Kweli, Masta Ace, Kool G Rap, Wu-Tang Clan, Rakim, Killah Priest, e a trackmasters como Erick Sermon, DJ Quik, Buckwild,  Alchemist e Ayatollah. Convidado pela Rawkus Records, R.A. se destacou nos três volumes da compilação “Soundbombing”, assim como o disco de platina “WWF Aggression”, coletânea de rap lançado pela World Wrestling Federation em 2000 para simbolizar a trilha sonora dos lutadores, contando com a faixa “Break the Walls Down”, onde R.A. participa ao lado do lutador, músico, apresentador de televisão, escritor e atorChris Jericho”. No volume 1 da Revista Ego Trip, Notorious BIG admitiu acerca de R.A.: Eu pensei que eu era o Insano...”. Outra curiosidade interessante é a sua grande aproximação com o Wu-Tang Clan, sendo visto como um de seus associados.

Em 2004, ele lançou seu primeiro álbum Die, Rugged Man, Die  (Morre, Rugged Man, Morre) no Brooklyn, pelo selo rótulo Nature Sounds . Em 2006 a renomada revista “The Source” publicou a matéria Uncommon Valor: A Vietnam Story (Bravura incomum: Uma História do Vietnã), onde R.A. participa apresentando um pouco da história de seu pai como ex-combatente da Guerra do Vietnã.  O site Hip-HopDX.com o nomeou como “Rimador do Ano”.  O site AllHipHop.com o citou como um rapper que sempre tocará na ferida com letras sobre seu pai como uma das muitas vítimas da Guerra do Vietnã. A revista Rolling Stone recentemente fez uma analogia dele com BIG batizando-o de Biggie Smalls de Olhos Azuis”.

Além de rapper, R.A. escreveu uma coluna mensal de cinema para a revista Mass Appeal, colaborou para o book list de rap  da publicação especial Ego Trip Book of Lists Rap e Big Book of Racism Ego Trip (HarperCollins), e tem escrito inúmeros artigos para outras revistas como Vibe , Rei , Complex , Rides, XXL  e The Source. Escreveu três roteiros de filmes cult para o diretor Frank Henenlotter e é roteirista e produtor de um novo filme de Henenlotter, “Bad Biology” .  O filme tem uma trilha sonora original por Josh Glazer (J. Glaze), com produção adicional por Prince Paul , e participações especiais da modelo da Playboy Jelena Jensen e da modelo da Penthouse Pet Krista Ayne . Outra grande novidade é sobre uma produção cinematográfica que o rapper está trabalhando baseado na história de sua família: “God Take, God Give (Deus Dá,  Deus Tira).

Em “Legends Never Die”, o quarto álbum (o segundo comercializado) de R.A. The Rugged Man, isto nove anos após o lançamento de “Die, Rugged Man, Die”, R.A. trabalha em sua voz um flow mais rijo, trazendo neste projeto as participações memoráveis de  Masta Ace, Talib Kweli, Vinnie Paz, Brother Ali e Sadat X e ainda beats de Marco Polo, Apathy, Ayatollah e Buckwild. Destaque para a faixa  “Learn Truth” com a participação de  “Mr. Kweli”...

DJ “Zulu” TR.