sábado, julho 27, 2013

Mambo – O hino das pistas undergrounds do Rio...

Diante dos muitos gêneros latino-americanos, os quais se o público mais jovem e aficionado no underground, certamente iria querer manter distância, surge uma nova proposta eletrônica para tornar o que é tido como mesmice em algo altamente aceitável em matéria de inovação, fazendo inclusive o velho dever de casa de rebuscar aquele artista que a vovô amava e que hoje você também pode amá-lo dentro da sua concepção: “Tropkillaz”, novo projeto da dupla de DJs, o paulistano “Zegon” (famoso por trabalhar com o Planet Hemp) integrante do projeto N.A.S.A. e o curitibano “Andre Laudz”, grande promessa no cenário dos beatmakers nacionais com apenas 20 anos...
 DJs Zegon e Laudz...

Muito embora esteja formada há pouco mais de seis meses, esse duque de ases dos pick-ups e sintetizadores conquistou DJs de todo o mundo, por meio de seu site na internet (https://soundcloud.com/tropkillaz), absorvendo a mais nova sonoridade das pistas desenvolvida em 2012 pelo DJ americano conhecido como “Baauer”, a Trap Music.

“Conheci o Laudz pela internet, porque ele vivia me mandando mensagens, falando que curtia meu trabalho. Acabei chamando-o para passar uns dias na minha casa, em São Paulo, onde começamos a criar faixas quase imediatamente. Hoje, quando não conseguimos nos encontrar, trocamos arquivos à distância. Nossas músicas já foram baixadas milhares de vezes e já tem gente como Emicida e Xiis querendo trabalhar conosco. Mas nossa ideia é concentrar forças no Tropkillaz. O momento é bom e queremos que essa mixtape seja um passo rumo a um disco completo”, conta Zegon em entrevista ao site http://oglobo.globo.com/cultura (06/04/13), explicando como se deu o nascimento do Tropkillaz, que, muito embora seja um projeto extremamente novo, já mostrou a que veio experimentando ousadamente os saborosos frutos da estação da Terra Brasilis que variam desde Originais do Samba, com “Falador Passa Mal”, passando pelo Funk Paulistano de Yonguin da SP em “Novinha”, com a participação de Brazillionaire e chegando a trechos de “Desabafo” de Marcelo D2 em “Deixa Eu Dizer” com as participações de Leo Justi e “Capitulo 4, Versículo 3” dos Racionais com “DINDINDON (Trap é o som)”. Outra tacada bem interessante foi o sarro muito bem tirado encima de “Se Você Pensa”, do Rei Roberto Carlos, em uma versão tupiniquim e bem eletrônica batizada de “Si Você Pensa”.

No entanto, dentre toda essa efervescência de criatividade emanada da dupla, “Mambo”, faixa extraída do sucesso original de 1954 de “Mambo Italiano”, de Rosemary Clooney, tomou de assalto as pistas de dança do Rio de Janeiro.

Seja numa cypher de b. boys em Caxias ou no tradicional Fúria Hip-Hop na Lapa, Mambo se tornou um Hino entre frequentadores comuns, krumpers, free steppers e b. boys em geral...

Até a próxima aniquilação tropicana dos Tropikillaz!!!

Paz e Respeito!

DJ “Zulu” TR.   

Saiba mais: