sábado, fevereiro 04, 2012

Vem aí 4º Festival Olho da Rua hip-hop pra todos...

Fonte:  Rede Bom Dia.


Começa nesta segunda-feira (06) a 4ª Edição do Festival Olho da Rua, de Hip-hop  e o Duelo de Titãs 2012. O hip hop é uma expressão artística que mistura ritmos, sons, cores, letras e movimento e ainda promove uma difusão dessas linguagens para todos os públicos.
O Festival vai até 12 de fevereiro, traz nesta edição duas novidades, e a primeira delas é internacional: o DJ Ben, da França, que será convidado especial do evento, promovendo uma oficina no dia 10 e discotecando no Duelo de Titãs no dia 11. É a primeira vez que DJ Ben vem ao Brasil e, além de tocar para b-boys e b-girls (nome dado aos participantes dessa dança), é também produtor. “Ele é uma unanimidade entre os DJs. Produz e cria muitas batidas instrumentais, além de tocar nas competições”, explica a coordenadora do Festival, Ana Paula Ribeiro.
A outra novidade é nacional: pela primeira vez, uma garota participará do Duelo de Titãs. A b-girl Fabigirl, que é conhecida até mesmo fora do país, virá de Brasília (DF) e competirá de igual para igual com todos os outros 13 competidores.
 
Difusão de culturas

Um dos grandes focos do Festival Olho da Rua é a difusão cultural para todos os segmentos sociais. Dessa maneira, um dos destaques da edição 2012 do Festival fica por conta das apresentações e oficinas que serão realizadas em instituições de assistência social de São José do Rio Preto.
As apresentações começam já no dia 6, às 14h, no Lar São Vicente, com Luciano Calixto (HH Free Style); seguem com a apresentação de Danilo (House Dance) no Alarme, dia 7, às 15h; novamente com Luciano Calixto, na Amicc, dia 8, às 15h30; e terminam com apresentação de Ricka, que fará uma demonstração de breaking a todos na Fundação Casa (antiga Febem), no dia 9, às 14h.
No dia 10, o DJ Ben (França) ministrará uma oficina de discotecagem hip-hop na Casa de Cultura, a partir das 19h30, e, no dia 12, no encerramento do evento, o b-boy Klécio fará uma oficina de breaking, a partir das 14h, no Júpiter Olímpico. Para participar das oficinas, que são gratuitas, basta apresentar-se no local com 30 minutos de antecedência.
 
Duelo de Titãs

A edição de 2012 do Duelo de Titãs terá 14 competidores e quatro jurados, vindos de todas as partes do país: São Paulo, Paraná, Distrito Federal e até mesmo do Maranhão. O destaque fica por conta de Fabigirl, a primeira garota a participar da competição, e dos dois participantes da cidade: Buxexa e Capoeira.

Segundo Ana Paula, organizadora do evento, “os competidores e jurados são os melhores do Brasil, que se destacaram na dança hip-hop e têm reconhecido renome – inclusive internacional”.

Os enfrentamentos vão acontecer em disputas eliminatórias, e o grande vencedor terá que enfrentar o atual Titã: Luan, de Bauru, da equipe Funk Fockers, que defenderá o título. Todos esses embates terão análise dos jurados Casper, Kokada (ambos de São Paulo), Muxibinha (Distrito Federal) e um jurado surpresa. “Será um jurado de nome importante para a história do Duelo de Titãs, que só na hora será revelado”, conta Ana Paula.
A discotecagem da competição ficará por conta dos MCs Pump e Rooney, de São Paulo, e os DJs Ben (França), Alan (São Paulo) e Basim (São José do Rio Preto). Nos intervalos das batalhas, haverá mini-apresentações (pocket shows) do Grupo Divas (Assis – SP) e do Grupo Seeking (São José do Rio Preto) e uma Batalha Show entre as b-girls Nathana, de Uberlândia (MG), e PJUMP, de São José do Rio Preto.
Realização
O 4º Festival Olho da Rua e o Duelo de Titãs 2012 são realizados pela Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto), em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia.
Saiba mais: