sábado, junho 23, 2012

QUILOMBHOJE manda notícias...

Fonte: Quilombhoje.com.br


LIVROS QUE ENCANTAM...


“Contradição é um outro nome que o amor tem”(do conto “Veridiana”)





Os livros de Lande Onawale recentemente lançados são obras que nos mostram como a leitura pode ser prazerosa.

Também nos levam a pensar que a literatura afro produzida na Bahia tem tido a capacidade de emocionar especialmente quando fala das relações familiares (um outro bom exemplo disso é o conto de Fátima Trinchão publicado no CN34), sem medo de ser melodramática, de fazer os leitores se darem conta de seus sentimentos e de fazer surgirem também algumas lágrimas, e isso sem perder a capacidade de levar à reflexão.

São dois os livros de Lande: um de poemas, “Kalunga”, que traz o lirismo já conhecido por meio de Cadernos Negros, e outro de contos. 

No de contos, chamado “Sete”, o autor nos leva com leveza e habilidade por situações de conflito e revelação entre casais, mães e filhos, jovens amigos, enveredando por alegrias, sonhos, dores... 

No conto “Veridiana”, por exemplo, um homem e uma mulher se amam. Eles vivem numa comunidade remanescente de quilombos e moram juntos, mas não conseguem verbalizar seu amor e, por isso, estão à beira de se separar, o que nos leva a imaginar todas as limitações que, desde fora, nos impedem de expressar o amor. 

Pode-se pensar também em até que ponto a sociedade limita nos afro-brasileiros essa possibilidade de se amarem, à medida que projeta uma imagem negativa do corpo e da estética negra, da capacidade e do caráter dos afrodescendentes, de sua humanidade, enfim. Há não muito tempo, um verso agitou a mente daqueles que queriam dar forma a certos sentimentos: 

“reaja à violência racial / beije sua preta em praça pública” 

Não por coincidência, o verso é do próprio Lande, que indica que toda transformação se inicia no reforço de nossos laços afetivos, na expressão dessa afetividade em atos, o que pode exigir coragem.

Um filho, por exemplo, que tipo de relação pode construir com seus pais negros, que tipo de imagem terá deles numa sociedade que estabelece como parâmetro de julgamento o sucesso financeiro, o consumo de bens, e que, ao mesmo tempo, exclui dessas imagens de sucesso e dinheiro aqueles semelhantes a seus pais? No conto “A partida” Lande mostra justamente esse amor que aflora no momento da separação entre uma mãe e seu filho, algo que vem do lugar mais íntimo. 

Respeito mútuo e amor pelo semelhante são caminhos importantes apontados pelos contos de Lande e caminham lado a lado e a família emerge como um território importante para isso dar certo.

O subtítulo do livro, “diásporas íntimas” não fala não só dessas diásporas do autor, mas do íntimo de todos aqueles que já viveram ou vivem situações semelhantes. É preciso ler para sentir, afinal a literatura tem que comover.

Maiores informações: http://landeonawale.blogspot.com.br


E-BOOK DOS NOMES AFROS...

Os e-books ganham cada vez mais espaço, embora o livro em papel continue fascinando e ainda tenha um longo caminho a percorrer. O livreto de Nomes Afrosestava esgotado e uma maneira encontrada para disponibilizá-lo foi o formato e-book. O livreto de nomes em formato e-book poderá ser adquirido na plataforma hotmart:

A CENA TÁ PRETA...

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Festival A Cena Tá Preta, promovido pelo Bando de Teatro Olodum, Teatro Vila Velha e o Coletivo de Produtores do Subúrbio. Artistas e grupos culturais podem concorrer à seleção da programação que movimentará a cena de Salvador, entre os dias 09 e 18 de novembro de 2012. Serão selecionados 12 espetáculos nacionais e internacionais de teatro, dança ou música, além de dois textos teatrais inéditos para realização de leituras dramáticas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 31 de julho de 2012. Mais informações e a ficha de inscrição encontram-se no site: 
www.acenatapreta.com.br

A mostra visa a valorização da arte baseada na temática afro-brasileira, revelando a diversidade da estética negra, nas variadas linguagens artísticas. 

A organização do Festival fornecerá, total ou parcialmente, transporte, hospedagem, alimentação, além de equipamento de som e luz. O projeto será realizado em convênio com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República / SEPPIR. Todas as apresentações serão gratuitas. 

MOBILIZAÇÃO POR ZULMIRA...
Uma ampla articulação denominada “Mobilização Zulmira Somos Nós" realizará um ato plurirreligioso em protesto pelo assassinato da jovem angolana Zulmira de Souza Borges Cardoso, morta no Brás – São Paulo, após ofensas racistas e tentativa de chacina contra outros 3 imigrantes africanos.
Haverá um ato plurirreligioso no dia 22, às 18h, na Rua Riachuelo, n. 268 (Salão São Francisco) – Centro/SP. 
No dia 28/06, às 11h, haverá uma Audiência Pública na Câmara Municipal de São Paulo, com presença de autoridades e movimentos.

O crime contra Zulmira ocorreu dia 22 de maio. Zulmira estava com amigos em um bairro muito frequentado por imigrantes africanos. O agressor teria chamado angolanos de macacos, entre outras ofensas racistas. Cerca de 20 minutos depois o homem voltou armado e disparou contra o grupo, ferindo 3 angolanos e matando Zulmira.

O inquérito ainda não foi concluído. O movimento negro e a Comissão de Direitos Humanos da ALESP terão encontro com o Secretário de Segurança Pública de SP para pedir rigor na investigação.

Maiores informações: http://iddab.wordpress.com/2012/06/

DIA 24 - DOMINGO - PÍLULA DA CULTURA EM SP...

Pílulas de Cultura Apresenta: Free Style SP
Roda de conversa: A cena cultural do freestyle na Cidade de São Paulo
Convidados: Max B.O, Dj Dandan, Slim Rimografia, Flow Mc, Marcelo Gugu e Thiago Redniggaz (Thiagão). Mediador: Dj Cortecertu
Discotecagem: Dj´s Murilo e Niggabs. Participação dos integrantes das principais Batalhas de MC´s de São Paulo: Rinha dos Mcs, Batalha da Santa Cruz, Batalha do Beco, Batalha Racional (Sexta Free) e Batalha da Leste. Exibição do Documentário: FREESTYLE: UM ESTILO DE VIDA (Diretor PEDRO GOMES)
Presença dos Expositores da Feira Preta: Livros, acessórios, roupas, cds, entre outros...


Data: 24 de Junho. Horário: das 16h as 20h. Local: Casa das Caldeiras - Av. Francisco Matarazzo, 2.000, próximo ao Metrô Barra Funda/SP.

Entrada livre e grátis. O estacionamento no local é pago.
Realização: Instituto Feira Preta. Parceria: Casa das Caldeiras, Projeto Todo Domingo. Co-Realização: CAFÉ!
Pretainfo: